"FAZER A DIFERENÇA"

"ESSE É O MEU LEMA"!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Festa de Purim



Purim é um dos mais alegres e festivos feriados na tradição Judaica, um feriado cujos preceitos religiosos incluem ficar alegre, e até mesmo ficar ébrio. Essa é uma festividade que permite até mesmo aos mais sérios estudiosos da Torá se deixarem levar pelo espírito de diversão, e aproveitar a atmosfera festiva... "abaixo vcs o texto explica como é comemorada essa festa entre os judeus! É muito interessante! Vale a pena ler:
Quando devem os judeus celebrar o Purim?
Ester 9:20 E Mardecai escreveu essas coisas e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto e aos de longe, 21 ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de adar e o dia quinze do mesmo, todos os anos,Todos os acontecimentos relacionados com o Purim tiveram lugar no mês de Adar, o 12.º mês do calendário judaico. Assim, a partir daquele ano, passou a celebrar-se nos dias 14 e 15 do mês daquele mês. No dia 13, um dia antes, é lembrado o "Jejum de Ester".

Como celebram os judeus o Purim?Ester 9:22 como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria e de luto em dia de folguedo; para que os fizessem dias de banquetes e de alegria e de mandarem presentes uns aos outros e dádivas aos pobres.Ao ler o versículo bíblico, entendemos que a festa tem três vertentes de celebração:
1.º- A tristeza que se mudou em alegria, o luto em folguedoA alegria passeia pelas ruas de Israel. Este sentido de transformação da tristeza em alegria e do luto em folguedo é traduzido pelas máscaras que, sobretudo os mais novos, usam nestes dias. É comum nestes dias verem-se centenas de pessoas mascaradas, mas isso nada tem a ver com o nosso Carnaval. Nas sinagogas (onde este clima de alegria está sempre presente) e durante a leitura do Livro de Ester, há quem faça soar os reco-recos (foto à direita) sempre que o nome de Hamã é pronunciado, com o intuito óbvio de o "apagar", ou simplesmente faça uma "pateada" com o mesmo intuito.
2.º- A ordem para a realização de banquetesÉ um tempo de festas em Israel. As famílias, os amigos, os crentes, juntam-se para celebrar. É uma época em que a gastronomia própria destes dias marca lugar, e de que destacamos as "Orelhas de Hamã", um bolo de forma triangular, com recheio de figo, chocolate, etc. (foto à esquerda)
3.º- O envio de presentes uns aos outros e aos pobresA fartura à mesa de cada família não faz esquecer os amigos, nem os mais necessitados. Assim, são separadas "porções" para aqueles que não estão presentes, mas que são destinatários da bênção de cada um que celebra a alegria da intervenção divina no primeiro Purim. Aos pobres, também é usual dar ofertas em dinheiro.


Por que se chama Purim?Ester 3:7 No primeiro mês (que é o mês de nisã), no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, de dia em dia e de mês em mês, até ao duodécimo mês, que é o mês de adar.
Ester 3:13 E as cartas se enviaram pela mão dos correios a todas as províncias do rei, que destruíssem, matassem, e lançassem a perder a todos os judeus desde o moço até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é mês de adar), e que saqueassem o seu despojo.
Ester 9:23 E se encarregaram os judeus de fazerem o que já tinham começado, como também o que Mardecai lhes tinha escrito. 24 Porque Hamã, filho de Hamedata, o agagita, inimigo de todos os judeus, tinha intentado destruir os judeus; e tinha lançado Pur, isto é, a sorte para os assolar e destruir. 25 Mas, vindo isso perante o rei, mandou ele por cartas que o seu mau intento, que intentara contra os judeus, se tornasse sobre a sua cabeça; pelo que o enforcaram a ele e a seus filhos numa forca. 26 Por isso, àqueles dias chamam Purim, do nome Pur;
Como vemos, o termo Purim significa e alude às "sortes" que foram lançadas sobre o povo judeu. Essas "sortes", ou sorteio, determinaram o dia em que o povo judeu deveria ser exterminado.

Por que é que o Purim ainda é festejado nos dias de hoje pelos judeus?
Ester 9:26 pelo que também, por causa de todas as palavras daquela carta, e do que viram sobre isso, e do que lhes tinha sucedido, 27 confirmaram os judeus e tomaram sobre si, e sobre a sua semente, e sobre todos os que se achegassem a eles que não se deixaria de guardar esses dois dias conforme o que se escrevera deles e segundo o seu tempo determinado, todos os anos; 28 e que estes dias seriam lembrados e guardados geração após geração, família, província e cidade, e que estes dias de Purim se celebrariam entre os judeus, e que a memória deles nunca teria fim entre os de sua semente.Pela leitura destes versos entendemos que, enquanto houver judeus na terra, o Purim será celebrado. Não só em Israel, mas também em toda a "província e cidade" (onde haja judeus), uma celebração "sem fim" anunciado, de geração em geração.


E aí gostaram? Deixe um comentário - Deus abençoe VCS!


Fontes: www.goisrael.com/
http://www.youtube.com/watch?v=3nkaiBRdCJY e
http://beit-israel.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktop